16/10/2015

Por que as pessoas prometem pulinhos a São Longuinho? Quem era ele?

Bem, por mais que possa ser meio infantil essa crença de que ao clamar o determinado santo, e após ter seu pedido atendido, realizar os três pulinhos, esse parece ser um método muito eficaz, visto que, a tradição envolvendo São Longuinho é milenar.

Mas você já parou pra se perguntar as origens desse simpático representante da simbologia católica? E por que exatamente dos pulinhos?


São Longuinho, é um santo católico que é celebrado no dia 15 de março, é extremamente popular em território espanhol, de norte a sul.

DSC03279

De acordo com o teólogo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Décio Passos, “Longuinho vem de Longinus, nome comum aos mártires”. E Longinus, é de origem grega, proveniente do termo lonkhe, que significa lança.

São Longuinho é mencionado na Bíblia. No Novo Testamento, através dos evangelhos de Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47). Mas espera ai, você buscou, caçou ai a Bíblia e não achou nada com a busca do nome ‘Longuinho’? 


Bem, de acordo com teólogos e estudantes do catolicismo, Longinus na verdade se chamava Cássio, e era um dos sentinelas que era responsável por vigiar Jesus em sua cruz.


De acordo com a história, na Sexta-feira Santa, Cássio espetou o coração de Jesus com a sua lança e recebeu um jato de sangue de Cristo em seus olhos. A crença diz que Cássio sofria de um problema de vista, algo como um tipo de ‘cegueira espiritual’, e no exato instante em que o sangue de Jesus permeou seus olhos, ele se viu curado.

Após o ocorrido, com a morte de Jesus, ele acabou se convertendo aos seus ensinamentos e difundindo-os, e adotou o nome Longinus. Entretanto, foi perseguido e teve sua cabeça arrancada. Resultado da sua braveza em honrar o nome de Cristo: Se tornou um santo católico!

Mas qual a razão dos tradicionais 3 pulinhos?


verificarmos a versão de alguém que de fato cultua o santo, para falar sobre isso com mais propriedade: 
Luiza Leme de Almeida – protetora oficial da imagem do santo, localizada na cidade de Guararema.
"Além de ter problemas na visão, são Longuinho tinha problemas nas pernas, ele não conseguia caminhar direito, por isso, gosta de “ver” as pessoas pulando em homenagem a ele"

Nenhum comentário:

Postar um comentário