18/03/2013

O que faz um Papa? Qual o Salário do Papa?


O que faz um Papa?
Existem alguns empregos únicos no mundo, mas talvez o “mais único” de todos seja o cargo de Papa.
Para quem não sabe, o Papa é o funcionário número um da Igreja Católica, o único que tem autorização para andar todo de branco e vestir aquele chapéu enorme e pontudo. Ele também é a única pessoa no mundo que usa o anel do pescador, que tem desenhado uma imagem do apóstolo Pedro pescando com uma rede.
papa2

Mas além das roupas e adereços, o que será que faz um Papa?
Uma boa maneira de explicar é comparar o cargo de Papa com o de presidente de uma empresa ou país, o que quer dizer que ele é eleito e está acima de todos os demais funcionários.
Mas diferente de qualquer presidente, o Papa só deixa o cargo quando morre – por isso dizem que é um cargo vitalício, que vale para a vida toda. Pensando nisso, é importante que a pessoa que quer ser Papa tenha muita certeza! Apenas dois Papas até hoje pediram demissão: Celestino V. e Bento 16.
Outra diferença entre o Papa e um presidente é que ele é eleito por um punhado de cardeais da Igreja Católica, pois só eles podem votar. E ao contrário das urnas eletrônicas, eles se trancam numa sala e fazem uma reunião chamada conclave.
Agora a principal semelhança entre o Papa e um presidente é que o Papa, além de chefe da Igreja Católica, é também o chefe do Estado do Vaticano, que é um país beeem pequenininho que fica dentro da Itália. Então, de certa forma, o Papa é um presidente.

papa2

O Papa é conhecido por um montão de títulos, mas o principal deles é Sumo Pontífice, que quer dizer a autoridade suprema da Igreja. Outros nomes também utilizados são Vigário de Cristo, Bispo de Roma e, é claro, o nome que ele escolheu quando assumiu o cargo. No caso do Papa atual, o nome que ele escolheu é Francisco.
Agora o mais engraçado é que ninguém pode chamá-lo de Francisco ou de “seu Papa”. A regra diz que para falar com o Papa você deve chamá-lo de “Sua Santidade” – chique, não?

papa2

Com todos esses títulos o trabalho de Papa não é pouco não. Além de cuidar do país dele – lembra do Vaticano? -, o Papa precisa administrar a Igreja Católica inteirinha. E isso envolve todas as igrejas espalhadas pelo mundo.
Mas calma, ele não está sozinho nisso. O Papa trabalha com uma equipe principal chamada de Cúria Romana, que é formada por tribunais, conselhos, congregações e secretarias. E com essa ajuda ele coordena tudo o que acontece – da mesma forma que o presidente de uma empresa com seus gerentes.
Além disso, o Papa é a única pessoa que pode transformar uma pessoa que já morreu em santo. A esse processo chamam de canonização. E é apenas ele quem pode nomear bispos pelo mundo.

papa2

Antigamente o Papa também era responsável por coroar reis e rainhas, mas como esse cargo de rei meio que saiu de moda, ele não precisa mais fazer isso.
E por último, mas não menos importante, o Papa reza e pede para que todo mundo fique em paz – o que é difícil, pois tem sempre gente brigando por aí, mas não custa nada dar um puxão de orelha nesse pessoal.
Qual o Salário do Papa?
É, como o dos padres: Confidencial. Os padres juram não falar a respeito, sob pena de excomunhão. Mas vazou informações a respeito. O Monsenhor Renato Dardozzi (1922-2003), ex-conselheiro do IOR (Istituto per le Opere di Religione) popularmente conhecido como Banco do Vaticano, antes de falecer, deixou uns 5 mil documentos sobre o banco (que deram origem a um livro: Vaticano SA), datados entre 1974 e 1990, para o jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, da revista Panorama.
Tais documentos, nunca deveriam ter saído do Banco, mas o Mons. Renato estava aparentemente arrependido de ter sido o que foi e resolveu tornar públicos os escândalos “nada santos” da instituição que dirigia. E entre os papeis pode se saber que os Papas também tem um salário, estipulados por eles próprios. Está registrado, por exemplo, que o Papa João Paulo II, somente em 1993 percebeu “vencimentos” no valor total de 121,3 milhões de Euros (algo em torno de R$ 26.057.350,00 por mês).

Fontes: IG / livro Vaticano SA / xonei

Nenhum comentário:

Postar um comentário