25/02/2013

Mais saúde para os 20, 30, 40, 50... anos

O problema
Falta de ânimo 
Os energético podem até lhe dar asas em um primeiro momento, mas não vão melhorar o panorama a longo prazo.
A solução
Coma peixes como salmão ou atum duas vezes por semana. São fonte de ômega 3 EPA (eicosapentaenoico), um ácido graxo que melhora a função do córtex cerebral, segundo pesquisas. Essa é a área no cérebro que processa as informações sensoriais, incluindo os sinais de prazer. Para ajudar a atingir sua cota, coloque uma colher de semente de linhaça triturada em saladas, cereais e sucos. "É rica em ALA (ácido alfa-linolênico), que se converte em EPA e pode ajudar no processo".

O problema
Ossos na mira
Fortaleça seu esqueleto, a partir dos 30 seus ossos começam a enfraquecer.
A solução
Consuma de 800 a mil miligramas de cálcio por dia, mas não fique só nos laticínios. "Embora outros alimentos tenham uma quantidade menos, a biodisponibilidade é maior, ou seja, o organismo absorve mais". Por isso, brócolis merecem destaque: 1 xícara comtém 43 miligramas de cálcio, e eles são fonte de magnésio, vitamina K, fósforo - brócolis é sem graça? Ok, pode ser sardinha, mas com a espinha.

O problema
Juntas enferrujadas
Ainda que a artrite geralmente só costume aparecer após os 50 anos, o estrago já está sendo feito bem antes

A solução
Coma três porções de 150 gramas de peixe por semana. Prefira truta, cavala e atum-branco, cada porção tem mais de mil miligramas de DHA e Omega 3 EPA. Um estudo na Universidade cardiff, em Wales, Inglaterra, constatou que essa quantidade parece reduzir a ação das enzimas, que corroem a cartilagem nos pacientes que tiveram que passar por um transplante das juntas. Os óleos de peixe reduzem a degeneração e reduzem os fatores que causam inflamação, diz Bruce Caterson, chefe do estudo.


O problema
Trabalho, família, dinheiro...
Você vai ser promovido(a), vai casar, tem filhos, tem sogra, o plano de previdência, o financiamento do apartamento, do carro... você está sendo testado(a) e estressado(a) ao limite.

A solução
Amendoim, nozes, amêndoas, semente de abóbora, semente de girassol, castanha-do-pará e castanha de caju são cheios de vitamina e, um antioxidante que ajuda a blindar o sistema imunológico, que fica vulnerável nas situações de stress. Eles também dão um choque de vitamina B, que prepara seu corpo para as ramificações físicas do stress, como aumento de pressão sanguínea ou desequilíbrio hormonal. Nozes são também ótimas fontes de arginina, um aminoácido que melhora a circulação do sangue e dão a energia extra de que você precisa.


O problema
A queda do estrogênio
A lista é grande: insônia, depressão, ansiedade, irritabilidade, calores e o aumento do risco de doenças.

A solução
Soja, mas, para que ela auxilie na modulação dos níveis de estrogênio, deve ser consumida na forma fermentada (presente somente no missô e no shoyu). E, para ter um bom aproveitamento dela, é preciso que a flora intestinal esteja saudável, o que significa que você precisa de fibras e também de lactobacilos (leite fermentado). Para combater os fogachos (as ondas de calor, o popular "calorão"), o ideal é aumentar a defesa antioxidante com chá verde, frutas oleaginosas, que são ricas em vitamina E, romã e folhas de amora-branca.


O problema

Vista Fraca
Mesmo que seus olhos ainda estejam 20/20 no teste que mede a acuidade visual, problemas como catarata e degeneração macular podem começar a se desenvolver

A solução
Você deve estar cansada de ouvir que precisa comer verduras, mas quando o assunto são seus olhos não há escolha. Em um estudo de 15 semanas, pessoas com dieta rica em em luteína e zeaxantina tinham uma densidade maior de pigmentos da macula, um fator que tem se mostrado salvador contra a degeneração macular. Cerca de 5 miligramas diários devem proteger sua visão. Espinafre (12,6 mg/1 xícara), ervilha (3,2 mg/1 xícara) e brócolis (4 mg/1/2 xícara) cozidos são ricos nesses antioxidantes que atuam como filtro protetor dos raios UV e previnem o fotoenvelhecimento da retina. Frutas como laranja, mamão, pêssego e quiuí, além da gema de ovo, também contam.

O problema

Falhas de memórias
Você está levando mais tempo para lembrar.... de que mesmo?
A solução
Tire o pó da centrífuga e encha com frutas de casca vermelho-escura. Cereja, açaí, framboesa, uvas, jabuticaba e ameixa-japonesa sào ricos em antocianina, antioxidante que tem sido relacionado à boa memória. (A ciência por trás disso é complicada, mas pesquisadores acham que essa substância ajuda o cérebro a melhorar a capacidade de comunicação dos neurônios). Alimentos que contêm ômega 3 também têm se mostrado capazes de diminuir o risco de demência senil. Cada ingrediente também protege a massa cinzenta de seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário